fbpx

[vc_row][vc_column][ultimate_heading margin_design_tab_text=””]Talvez você não a conheça pelo nome técnico, mas com certeza já ouviu falar sobre perda de massa muscular.

 

E por que ela ocorre?

Palavra derivada do grego, o termo sarcopenia significa “perda da carne” e diz respeito à diminuição da massa muscular (massa magra) no corpo. Esse processo faz parte do envelhecimento e é, em parte, responsável pela perda da qualidade de vida na terceira idade.

 

Mas o que muitos não sabem é que esse mal não acomete apenas idosos, por isso é importante toda atenção aos sinais, desde sempre.

 

A sarcopenia é um acontecimento natural em nossas vidas. O auge da nossa força muscular ocorre por volta dos 30 anos e é comum que após isso o nosso corpo comece a perder massa muscular, já que acontece uma redução do tamanho das fibras que formam os músculos e também a redução da produção hormonal, como o estrogênio e a testosterona, além, é claro, da diminuição das atividades físicas.

 

Com o passar do tempo, nosso corpo para de produzir os hormônios responsáveis pela reposição celular e regeneração muscular. Outro fator determinante é se há uma rotina de bons hábitos alimentares aliados a exercícios físicos ou se tem uma vida sedentária.

 

Como identificar a sarcopenia e seus sintomas?

Os primeiros sinais da sarcopenia são notados com o passar dos anos e, com eles, as complicações começam a aparecer, como dificuldade para subir escadas, sentar e levantar, abaixar e pegar um objeto no chão. Essas dificuldades, se não forem controladas, comprometem atividades do dia a dia da pessoa e sua independência. Além desses citados acima, os principais sintomas da sarcopenia são: perda de peso; exaustão; fraqueza; desequilíbrio; quedas constantes.

 

Atividades físicas e Alimentação Saudável um santo remédio!

Os sinais da sarcopenia em nosso corpo podem ser evitados com hábitos saudáveis que envolvem atividades físicas e uma alimentação balanceada. As proteínas são as melhores amigas dos músculos, auxiliando no fortalecimento e ganho da massa muscular.

Alguns alimentos ricos em proteínas são: frango; queijo; carne bovina; soja; quinoa; peixes; feijão.

 

A lista de exercícios é extensa, sendo importante se movimentar para manter não apenas a saúde dos músculos, mas de todo o corpo, inclusive da mente. Alguns exemplos de exercícios são: caminhadas leves; corridas; pedalar; musculação; natação, hidroginástica; entre outros.

 

Portanto, não é porque você já é 60+ e levou até agora uma vida sedentária

 

 

 

Fonte: Entenda a Sarcopenia. Disponível em: https://www.apsen.com.br/extima/entenda-o-que-e-sarcopenia/. Acessado em 28/09/2021.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row]

Entrar em contato
Olá! Esta precisando de ajuda?