fbpx

No dia 30 de Agosto, é celebrado o “Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla”, mas o que seria a Esclerose Múltipla? Quais os sintomas e causas?

É uma doença inflamatória crônica, provavelmente autoimune, por motivos genéticos ou ambientais o sistema imunológico começa a agredir a bainha de mielina (camada de gordura que envolve as fibras nervosas na substância branca do cérebro e na medula espinhal), comprometendo a função do sistema nervoso (cérebro e medula).

Ainda que seja de causas desconhecidas, diversos estudos são movidos por todo o mundo, o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes em tratamento, geralmente jovens.

Os sintomas podem se manifestar de diversas formas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração no equilíbrio e coordenação motora, dores articulares, disfunção intestinal e da bexiga.

Alguns locais no sistema nervoso podem ser alvo preferencial, como o cérebro, tronco cerebral, nervos ópticos e a medula espinhal.

Para o diagnóstico de esclerose múltipla são utilizados os critérios de McDonald de 2017, que consideravam diversos aspectos clínicos e de imagem, associados a analise do líquor com a pesquisa de marcadores específicos, a ressonância magnética do crânio e da coluna (medula espinha) são as principais ferramentas para o diagnóstico.

Lembre-se de sempre consultar o médico especifico para diagnósticos e mantenha o checkup em dia.

Entrar em contato
Olá! Esta precisando de ajuda?