fbpx
setembro-amarelo-blo1

Ainda considerado um tabu pela sociedade, o suicídio é um assunto que deve ser conversado e entendido, com o objetivo de prevenir e fazer com que os números de casos diminuam. O último relatório publicado sobre o assunto em nosso país foi em 2017 expõe números alarmantes. A taxa de suicídio é de 5,8 para cada 100 mil habitantes, entre pessoas com mais de 70 anos, para 8,9 por 100 mil habitantes.

Um dos primeiros passos para ajudar na prevenção é entender o que é e quais são os sinais.

        Alguns sinais são formas de pedido de ajuda, através de frases e ações é muito importante a atenção… Alguns comentários que demonstrem ideações suicidas, desespero, desesperança e desamparo, comportamentos como o isolamento social, alterações no humor, impulsividade e baixa autoestima, podem ser observados como sinais de alerta. Questões como adoecimento, dores crônicas, dificuldade de acesso a medicamentos, perda de autonomia, maus-tratos, apropriação de dinheiro e bens do idoso, são fatores que se relacionam com as causas de depressão e suicídio em idosos.

        Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha”.

 

Onde buscar ajuda:

CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).

UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais

Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita). É um Serviço gratuito, que funciona 24 horas para conversar com um voluntário.

Entrar em contato
Olá! Esta precisando de ajuda?