[vc_row][vc_column][vc_column_text]O que podemos fazer para ser um idoso mais autônomo? Segundo o psicólogo Alexander Bez. “A autonomia permite ao idoso viver com dignidade”, não é apenas a capacidade de fazer as atividades de rotina, mas a tomada de decisões, a sua opinião também é importante. A voz do idoso deve ser uma voz ativa e a garantia de seu bem-estar é primordial.
Além disso fazer adaptações em casa é importante, mudar móveis de lugar para facilitar a passagem, barras de apoio no banheiro, fixação de tapetes no chão para não escorregar, ajudarão nas tarefas do dia-a-dia.
A perda da autonomia é um grande prejuízo, não apenas física, mas também psíquica, isso acontece quando infantilizamos demais os idosos, limitando a tarefas e decisões próprias.
É muito importante os exercícios físicos no dia-a-dia, pois servirá como uma manutenção precoce do seu corpo, que funciona como uma “máquina”, se deixamos de ajustar as peças, uma hora irá parar de funcionar como desejado.
As atividades do dia-a-dia como limpar e organizar a casa, por exemplo, ajudarão demais em sua autonomia, já que são tarefas de casa com um impacto enorme em sua saúde física e mental. Pode não parecer, mas quando estamos varrendo a casa além da queima de gordura, trabalhamos com diversos músculos, é importante uma postura ereta, e correta, para que não haja prejuízos à saúde.
Interação social é peça chave para manter a saúde mental, estimular o convívio e diálogo com outras pessoas, ajudará seu cérebro a mantê-lo funcionando bem, pois a formulação de frases e lembranças será como um exercício para ele.
O Vida Mais tem ajudado diversos idosos a alcançar a terceira idade com mais autonomia e respeito, pois trabalha com todos os aspectos citados acima, desde exercícios físicos e mentais, até o convívio social. Trazendo inúmeros benefícios aos nossos idosos, que não se limita apenas em nossas instalações, já que levam essa autonomia e saúde para suas casas, compartilhando com amigos, vizinhos e parentes toda essa carga de conhecimento sobre a longevidade.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]