[vc_row][vc_column][vc_column_text]Muitas das suas atividades diárias envolvem competências e habilidades cognitivas. Ler, escrever e o simples fato de diferenciar o toque da campainha do toque do celular são exemplos disso.
Cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, armazena, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos.
Com o avanço da idade, uma série de doenças relacionadas ao envelhecimento aparecem, incluindo algumas doenças neurológicas, transtornos cognitivos e o agravamento de alguns transtornos mentais. Quadros demenciais, transtornos de ansiedade, transtornos de humor (especialmente as depressões) e outros quadros de déficit cognitivo são os mais frequentes nessa faixa etária.
A variedade de doenças características da terceira idade é muito extensa, e cada uma delas possui propriedades bastante particulares, desde sua sintomatologia às causas e possíveis gatilhos, o que dificulta estabelecer uma única medida preventiva para todas elas. Contudo, é sabido que a adoção de hábitos de vida saudáveis é determinante para evitar ou minimizar os efeitos das doenças degenerativas.
Este e outros assuntos sobre o tema foram discutidos pelas gerontólogas Thais de Carvalho Rigo e Jessica F.P. Soares em nossa live de 28/10/2020. Reveja a palestra através do link https://youtu.be/Q_ZRK7OnLBQ[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]