fbpx

A hepatite é uma inflamação do fígado e que pode ser causada por vírus ou pelo uso de medicamentos, álcool, drogas, doenças autoimunes, metabólicas e até genéticas.

Nem sempre apresenta sintomas claros, mas pode manifestar na forma de cansaço, vômitos, dor abdominal, febre, tontura, mal-estar, enjoo, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

“Julho Amarelo” tem a finalidade de alertar e reforçar ações de prevenção e controle, foi instituída em 2019 pela lei 13.802/2019.

As hepatites causadas por vírus são classificados por letras do alfabeto A,B,C,D,E.

– Hepatite A: tem o maior número de casos, é diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene, existe vacina, é uma infecção leve e se cura sozinha.

– Hepatite B: A maior parte da transmissão é através do ato sexual e contato com sangue contaminado, é o segundo tipo com maior incidência.

– Hepatite C: Sua principal forma de transmissão é pelo contato com sangue, pode ser considerada a maior epidemia da humanidade hoje, sendo superior até cinco vezes mais que a AIDS/HIV. Podendo causar cirrose, câncer de fígado e morte, sendo a principal causa dos transplantes de fígado.

– Hepatite D: Ocorre apenas em pacientes já infectados pelo vírus da hepatite B.

– Hepatite E: Sua transmissão é por via digestiva (transmissão fecal-oral), mulheres gravidas é o grupo que pode apresentar formas mais graves da doença.

Agora que você já sabe o que são as hepatites, seus sintomas e causas é muito importante a prevenção, que a grosso modo se da através das vacinas, higiene pessoal e com alimentos, nunca compartilhas utensílios de uso pessoal, principalmente aqueles que tem contato com sangue, e o controle no consumo de álcool, medicamentos e drogas.

Entrar em contato
Olá! Esta precisando de ajuda?