[vc_row][vc_column][vc_column_text]Texto: Thiago Lucas Teodoro
Os maus tratos contra idosos são uma grave violação aos direitos humanos, e também se caracteriza como conduta criminosa. Segundo o Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, através de condições degradantes ou privação de alimentos ou cuidados indispensáveis, dentre outras ações é crime.
A violência contra idosos pode ser definida como qualquer ato, ou ainda a ausência de uma ação, que cause danos ou incômodo à pessoa idosa. Estão entre os casos mais comuns os abusos psicológicos, abusos financeiros, negligência, abusos físicos e os abusos sexuais.
As denúncias de violência contra idosos podem ser feitas pelo Disque 100, que funciona 24 horas. As ligações são gratuitas, de qualquer telefone fixo ou móvel, e a denúncia pode ser anônima. Ou seja, se souber de um vizinho ou vizinha que esteja sendo vítima de violência, qualquer pessoa pode comunicar ao telefone de emergência. A central registra a denúncia, encaminha para a rede de proteção e responsabilização e monitora as providências adotadas para informar a pessoa denunciante o andamento do caso.
E o mais importante, incentive, empodere, socialize, seja gentil, tenha paciência com o idoso. Os cuidadores e familiares precisam ter em mente a importância de ter paciência e carinho com os idosos para tornar a convivência mais harmônica, além de ajudar a superar momentos difíceis… Incentive momentos de descontração… Preserve a autonomia… Tenha empatia.
Afinal de contas, a grande maioria de nós, algum dia se tornará idoso (a), pense nisto!
Reveja a palestra através do link: https://youtu.be/DbVedWkbO40[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]