[vc_row][vc_column][vc_column_text]A medicina preventiva é especialidade médica focada em evitar o desenvolvimento de doenças, reduzir o impacto das enfermidades na saúde e melhorar a qualidade de vida, e contribui para a redução dos gastos com tratamento de doenças, tanto para os cofres públicos como para o setor privado. Prevenir é melhor do que remediar, diz aquele ditado popular.
O investimento em saúde tem como um dos principais retornos a prevenção de doenças. Manter uma vida ativa, com uma alimentação equilibrada e sono regular ajuda a evitar problemas como: diabetes, síndrome metabólica, depressão, alguns tipos de câncer, artrite, hipertensão, entre outros.
A expectativa de vida do brasileiro só cresce no país. Viver na terceira idade pode ser uma das melhores experiências, basta seguir cuidados específicos que a Medicina Preventiva ajuda a garantir.
1 – Alimentação saudável nunca é tarde para começar:
Se durante todo o seu percurso até chegar aqui, não seguiu uma alimentação saudável, você pode mudar isso agora mesmo!
2 – Exercícios físicos:
A perda de massa muscular e a diminuição da densidade óssea, são fatores que ocorrem na terceira idade.
Como consequência, o corpo fica predisposto a doenças crônico-degenerativas – o que aumentam os riscos de quedas por perda de equilíbrio e que podem gerar fraturas. De acordo com o Hospital Albert Einstein, a mortalidade por fratura no fêmur, por exemplo, é alta, chegando a 50% em até 6 meses após a ocorrência do acidente. Como grande incentivadora à promoção da saúde, a Medicina Preventiva tem como orientação a prática de atividades que coloquem o corpo, literalmente, para se mexer.
3 – Saúde mental
Saúde na terceira idade também significa estar com a cabeça impecável. Para fazer com que isso aconteça, vale se arriscar em uma aula de dança, investir em atividades como artesanato, pintura, reservar tempo para viajar, passear e até marcar encontros periódicos com seus amigos para jogar conversa fora!
4 – Check Up periódico
Por último mas não menos importante, a visita ao médico deve ser feita com frequência, nada melhor do que fazer um acompanhamento com um profissional.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]