Idosos no Trânsito-THUMB

Segundo a Seguradora Líder, administradora do DPVAT, nos últimos anos as ocorrências de acidentes envolvendo idosos aumentou cerca de 33%, mesmo que a quantidade de óbitos seja menor que a de invalidez permanente, os números aumentaram cerca de 40%.

A adaptação no trânsito atual é necessária, pois comparando com tempos passados vivemos em tempos difíceis nas ruas, juntando isso e outros fatores como o processo natural do envelhecimento, contribuem para o aumento nas estatísticas mostradas acima.

Para tirar a carteira de habilitação não existe idade limite, porém, após os 65 anos é exigido a renovação a cada 3 anos. O CONTRAN regulamenta que 5% das vagas dos estacionamentos públicos e privados devem ser reservadas e posicionadas para melhorar a comodidade do idoso. Para usufruir deste direito o veículo deve exibir a credencial de estacionamento de idoso sobre o painel, com a frente virada para cima, essa credencial pode ser obtida gratuitamente na prefeitura, ou até mesmo no Detran.

As principais dificuldades enfrentadas pelos idosos no trânsito estão relacionadas a visão, audição, reflexo, mobilidade e sensibilidade, aumentando o risco de colisão, por exemplo, de uma ultrapassagem ou travessia de via.

A autoavaliação é muito importante e a família também deve ficar em alerta, acompanhar e avaliar as habilidades e dificuldades na hora da condução ajudarão a prevenir acidentes e talvez identificar a hora de aposentar a CNH.

Entrar em contato
Olá! Esta precisando de ajuda?