fbpx

[vc_row][vc_column][ultimate_heading margin_design_tab_text=””]Hoje, 16/05, é comemorado o dia do Geriatra. Aqui no Vida Mais nós oferecemos serviço de Gerontólogo aos nossos beneficiados. Você sabe qual a diferença entre os dois?

GERIATRIA

É a especialidade médica específica para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos de idosos.

 

O profissional que atua nesse ramo da medicina é o Geriatra.

Geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas. Ele se torna especialista após ter feito residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou ter sido aprovado no concurso para obtenção do título de Especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia /Associação Médica Brasileira – SBGG/AMB.

O geriatra é um médico que utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes; por isso, a consulta geriátrica é, em geral, mais demorada.

Além de lidar com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes e a osteoporose, o geriatra também tratam de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas. Ele também fornece cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura.

Frequentemente, atua em conjunto com equipe multidisciplinar, que inclui o gerontólogo, como na avaliação de tratamentos adequados e daqueles que trazem riscos e/ou interações indesejadas.

 

A Medicina Geriátrica é uma ciência que avança a cada dia, propiciando longevidade com melhor qualidade de vida para a população idosa.

E O GERONTÓLOGO?

 

O Gerontólogo, é preparado para realizar a gestão da atenção ao envelhecimento e à velhice nas áreas do conhecimento de atuação (Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Terapia Ocupacional, Direito, etc.) para garantir a melhor qualidade de vida possível dos idosos. Os gerontólogos têm formação diversificada, interagem com os geriatras – que, como dissemos, cuida da saúde física dos idosos.

 

No Vida Mais, a gerontóloga Jéssica Palini Soares avalia os idosos no acolhimento, atendendo ao Protocolo de Avaliação Gerontológica.  Também, orienta as famílias nos cuidados a eles, atua na prevenção de problemas mais comuns que os afetam, ou intervém na reabilitação quando ocorrem perdas que são resgatáveis.

 

 

QUANDO PROCURAR UM GERIATRA?

 

Uma dúvida comum entre as pessoas é: quando devo procurar um geriatra? Com qual idade? A verdade é que não existe uma regra para isso, já que a especialidade trata do envelhecimento humano — e, bom, nós ficamos mais velhos a cada segundo. Então, se você se preocupa com isso e quer ter um envelhecimento saudável, tudo bem consultar um geriatra aos 40 ou 50 anos, por exemplo. Mas levando em conta a idade em que uma pessoa é considerada idosa no Brasil, o ideal é que seja a partir dos 60 anos.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row]

Entrar em contato
Olá! Esta precisando de ajuda?