[vc_row][vc_column][ultimate_heading margin_design_tab_text=””]O mês de julho e agosto serão os mais secos com pouquíssima chuva, conforme os meteorologistas. Isso implica em economia. Economia de água e energia. A primeira porque os rios estão muito abaixo do normal e provavelmente teremos racionamento e a segunda, porque a água é o gerador da energia e, quando a água fica escassa, sem a força necessária para gerar energia, faz-se necessário um aumento na conta de luz o que compromete ainda mais o orçamento das famílias.
Veja algumas dicas para o consumo consciente de água e energia:
Evite banhos longos
Tome banhos de, no máximo, cinco minutos. Ao ficar tempo demais debaixo do chuveiro, você desperdiça água e consome energia elétrica em excesso, principalmente no inverno. Priorize também pelo modo “morno” ou “verão” em dias quentes.
Fique de olho no carregador de celular
Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, ele consome energia elétrica.
Aproveite a luz natural
Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia, ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.
Evite o ‘modo espera’ dos aparelhos
Nunca deixe os aparelhos ligados no “modo espera”. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Tire o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso.
Escolha lâmpadas LED
Dê sempre preferência às lâmpadas LED. Elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais.
Utilize a função “timer” das TVs
Evite dormir com a TV ligada. Utilize a função “timer” ou “sleep” para que a TV desligue sozinha.
Evite lavar calçadas
Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal da sua casa. Ao lavar a calçada com a mangueira, você consome 280 litros de água.
Use balde e pano para lavar carros
Use balde e pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Se possível, suspenda a lavagem durante a estiagem.
Lavar o carro com mangueira por meia hora consome 560 litros de água.
Reaproveite a água da lavagem de roupas
Utilize a água da lavagem das roupas para fazer a faxina da casa lavando o quintal.
Feche a torneira
Que escovar os dentes com a torneira fechada economiza água você já sabe. Mas, afinal de contas, qual é o tamanho da economia? Acredite: ao escovar os dentes por alguns minutos com a água escoando, são gastos 12 litros de água. De torneira fechada você gasta em média meio litro de água. Uma grande diferença!
Essas medidas podem até parecer pequenas, mas somada a outros cuidados, o resultado é uma grande economia. Seu bolso e o meio ambiente agradecem.
Fontes de consulta:
https://tratamentodeagua.com.br/artigo/agua-a-importancia-do-uso-consciente-desse-bem-natural/
https://www.ageradora.com.br/aguas-para-que-te-quero/[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row]