[vc_row][vc_column][ultimate_heading margin_design_tab_text=””]Hoje em dia, não é incomum vermos vítimas de estelionatários cada vez mais criativos e sofisticados em seus golpes. Por isso, atenção e segurança são quesitos imprescindíveis para se manter a salvo.
Confira algumas dicas de proteção que irão te ajudar a ficar longe das fraudes, golpes com cartões de crédito e empréstimos consignados.
1-Atenção a quem atende você nos caixas eletrônicos!
Cuidado quando você for sacar sua aposentadoria. Se precisar de ajuda, aceite SOMENTE ajuda de um funcionário do banco. Em caixas eletrônicos de supermercados ou outros estabelecimentos se possível, leve um parente para lhe ajudar. NUNCA peça ou aceite ajuda de estranhos.
2-Fique atento aos quesitos de segurança do cartão
Cartões com chip, embora não evite as fraudes, são muito mais seguros em sua utilização do que aqueles que solicitam somente a assinatura.
3-Desconfie de solicitações de senha por telefone ou e-mail
As instituições financeiras NÃO enviam e-mail e nem ligam para os clientes solicitando a senha do cartão de crédito nem mesmo o seu código de segurança!
4-Não entregue seus cartões, mesmo que inutilizados
Os bancos nunca solicitam a devolução de cartões, mesmo em caso de bloqueio ou cancelamento e sequer fazem esse tipo de retirada na residência dos seus clientes.
Por isso, se você receber a visita de qualquer pessoa em nome do seu banco, solicitando a entrega do seu cartão de crédito, não atenda ou não entregue seu cartão. Se, durante uma ligação recebida, você não se sinta seguro com o atendimento, não forneça nenhuma informação e desligue o telefone!
5-Tenha cuidado ao se desfazer dos cartões
Quando se desfizer de um cartão de crédito vencido ou inutilizado, destrua o chip que contém nele para não deixar dúvidas!
6-Nunca informe a sua senha ou dados do cartão a outras pessoas
Sua senha do cartão, tanto para realizar compras quanto para efetuar pagamentos e saques é individual e intransferível! Lembre-se, ela é a sua assinatura digital e não deve ser compartilhada com outras pessoas.
Outro dado importante é o código de segurança, que fica na parte traseira do cartão. Esse número é o seu acesso para fazer compras online, ou seja, de posse dele e dos dados pessoais, qualquer pessoa pode comprar, online, com o seu cartão. Por isso, nunca forneça esses dados a ninguém.
7-Fique atento aos SMS de acompanhamento
Algumas instituições financeiras enviam SMS informando sobre compras realizadas no cartão. Portanto se alguém utilizar seu cartão você ficará sabendo.
8-Observe os sites antes de comprar pela internet
Para fazer suas compras pela internet de maneira segura, dê preferência a sites confiáveis e que tenham o selo de segurança. Mantenha também o seu computador sempre seguro: atualize o antivírus, firewall e AntiSpam.
Para garantir mais a segurança da compra, guarde informações como o nome do site, itens adquiridos, valores e número do protocolo.
9-Acompanhe sempre o seu extrato de compras
Outra maneira de garantir a segurança no uso do seu cartão e manter-se cada vez mais longe das fraudes é fazer um acompanhamento frequente do extrato de suas despesas. Esse documento registra todas as compras e despesas efetuadas no cartão e, por isso, é uma das melhores ferramentas de controle. Caso note algum débito indevido, entre em contato com a Central de Relacionamento para averiguar.
10-Mantenha o seu cadastro atualizado
Algumas instituições financeiras possuem áreas de segurança que realizam um trabalho de acompanhamento da utilização dos cartões.
Quando essas áreas notam uma compra ou movimentação suspeita, entram em contato diretamente com o cliente. Por isso é importante manter seu cadastro atualizado.
11–Cuidado com os Golpes a aposentados
Nos últimos anos, o número de golpes sofridos pelos segurados do INSS seja por telefone, SMS, e-mail e até mesmo WhatsApp não param de aumentar.
Como identificar se o contato é golpe
Para evitar cair em golpes o primeiro ponto é se atentar que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) NUNCA irá solicitar os seus dados pessoais ou ainda número do seu benefício.
Portanto, para que você consiga identificar os telefonemas fraudulentos em meio aos legítimos, saiba que os contatos oficiais da previdência NÃO EXIGIRÃO o fornecimento de informações particulares, tais como senhas, documentos ou dados pessoais (RG, CPF, cartão bancário, dentre outros). Na dúvida, desligue o telefone e entre em contato no número 135 ou no site “MEU INSS”.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row]