[vc_row][vc_column][vc_column_text]Finalizando Fevereiro Roxo onde fizemos um programa de conscientização sobre a doença de Alzheimer, preparamos uma matéria especial para quem cuida/acompanha idosos portadores da doença.
Saber lidar e tratar o portador é essencial também para que o caso não se agrave, nos sintomas iniciais já podemos começar a trabalhar e favorecer estímulos diários, proporcionando um envelhecimento ativo e postergando sinais mais agressivos.
- Use agendas e calendários: Deixe a disposição uma agenda ou calendário, estimule o uso, mas sem força-lo, é muito importante sempre anotar as tarefas a serem feitas, e é claro, criar o habito de olhar os compromissos, isso ajudará a lembrar das tarefas e trabalhará a memória.
- Mantenha o afeto e respeito: Favorecer um ambiente harmonioso, amigável e seguro trará mais apoio ao idoso, evitar questionamentos e intrigas sobre o esquecimento, como “você não lembra disso?” “acabamos de falar sobre isso” “te falei sobre isso ontem”, coisas do tipo podem acabar constrangendo-o. Mantenha a conversa e retome sobre o assunto, sempre com carinho e respeito.
- Quando possível peça ajuda: Manter o idoso ativo em suas atividades pode parecer um desafio, principalmente dependendo de sua condição física, então, sempre que puder, onde esteja realizando uma tarefa que ele consiga ajudar, peça ajuda.
- Proporcione atividades culturais: Deixa-lo apenas na frente da televisão não vale. Show, teatro, cinema, apresentações, entre outros, são ótimos programas a serem feitos. É muito importante que essas atividades sejam de acordo com o gosto do idoso, e que não seja algo forçado ou que se sinta obrigado.
- Conviver com outras pessoas: Leva-lo em centro de convivência, espaços sociais, encontrar amigos e novas pessoas trará resultados positivos.
A criatividade torna-se essencial para promover ações e tirar o idoso da ociosidade. Desta maneira, podemos favorecer novas atividades no cotidiano que estimulam o idoso a manter-se ativo e saudável, mesmo diante de alguns comprometimentos que a fase inicial do Alzheimer apresenta.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]