outubro-rosa2

Outubro o mês marcado com o combate ao câncer de mama, nos traz a importância do autocuidado e da atenção com as mudanças que podem ocorrer dentro do corpo da mulher, se informar e reconhecer sintomas são fundamentais para a manter a saúde.

O autoexame é um grande aliado para que seja descoberto alguma alteração o quanto antes, e assim, aumentar as chances de cura, o ideal é que seja feito na semana após a menstruação, quando o corpo está menos inchado, para aquelas não menstruam a recomendação é escolher um dia fixo no mês.

Não existe uma técnica especifica para seguir, mas preparamos algumas sugestões que podem te ajudar. Sempre que estiver confortável observe as mamas:

Se estiver de pé: de frente para um espelho, atenção no bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas, em seguida levante os braços e verifique se há alguma alteração.

Se estiver deitada: apalpe a mama com a mão contraria (mama esquerda – mão direita – mama direita – mão esquerda), com movimentos suaves e estendendo até a axila.

O câncer de mama pode ser identificado nas fases iniciais, observados os seguintes sintomas:

  • Nódulos (caroço), fixo e geralmente não sente dor.
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com uma casca de laranja.
  • Alteração no mamilo.
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
  • Saída de liquido involuntário dos mamilos.

Aconselhamos que o autoexame seja feito mensalmente e a visita ao médico periodicamente (pelo menos uma vez no ano). Lembre que quanto antes descobrir, maiores serão as chances de cura.

Entrar em contato
Olá! Esta precisando de ajuda?