fbpx

[vc_row][vc_column][ultimate_heading margin_design_tab_text=””]A nutrição é muito importante na vida do ser humano, no decorrer dos anos nossas necessidades nutricionais e energéticas vão se alterando e, na terceira idade a nutrição se torna um fator essencial para que os idosos tenham uma melhor qualidade de vida e mantenham-se saudável.

Com o envelhecimento a ingestão alimentar pode diminuir devido a alguns fatores, como dificuldades de mastigação (alguns idosos fazem uso de prótese dentária) e deglutição (ato de engolir), perda ou diminuição sensorial (visão, olfato, paladar), patologias físicas, mentais e psiquiátricas, alterações gastrointestinais, desidratação, tabaco, bebidas alcoólicas e medicamentos.

Na terceira idade é natural que as necessidades nutricionais sejam reduzidas em questão energéticas assim, como ocorre à diminuição de atividades físicas, necessitando assim de uma dieta com menos calorias. Mas, nessa fase da vida, as necessidades de vitaminas e minerais podem aumentar, principalmente, de vitaminas do complexo B (b6 e b12), vitamina D, E, K e minerais como cálcio, ferro e zinco.

Sendo assim, os idosos devem seguir algumas dicas e passos para uma alimentação saudável, completa, equilibrada e variada:

Passo 1: Consumir arroz e feijão diariamente

Essa combinação melhora a saciedade e promove o bem-estar por ser uma preparação completa, saborosa e da nossa cultura. O feijão é rico em fibras, proteínas e diversas vitaminas e minerais, como ferro, essenciais para a prevenção de carências nutricionais e distúrbios gastrointestinais, problemas comuns nesse ciclo de vida.

Passo 2: Evitar consumo de bebidas adoçadas (refrigerantes, sucos de caixinha e sucos em pó)

O consumo dessas bebidas pode interferir na ingestão de água, meio correto e seguro de hidratação, além de piorar o quadro clínico das doenças crônicas preexistentes ou aumentar o risco de desenvolvimento de obesidade, doenças neurodegenerativas e outras doenças crônicas, como a diabetes.

Passo 3: Evitar consumo de alimentos ultra processados (hambúrguer e/ou embutidos – linguiças, salsicha, presunto, mortadela, salames, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote ou biscoitos/bolachas salgados ou recheados, doces ou guloseimas).

Os alimentos ultra processados são nutricionalmente desbalanceados – ricos em gorduras, açúcares e sódio, e muito pobres em fibras, vitaminas e minerais.

Passo 4: Consumir diariamente verduras, legumes e frutas

Esse grupo de alimentos são excelentes fontes de vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e possuem uma quantidade baixa de calorias. Conferem proteção para obesidade e outras doenças crônicas não-transmissíveis. Além disso, as fibras presentes nesses alimentos contribuem para o funcionamento saudável do intestino, ajudando evitar a constipação intestinal.

Passo 5: Manter-se sempre hidratado

A ingestão de água deve ser realizada mesmo sem sentir sede, pois os idosos têm elevado risco para a desidratação pelas possíveis perdas de líquidos, constipação intestinal e pela baixa percepção de sede.

Passo 6: Realizar as refeições em ambientes adequados e com atenção

É importante que o idoso se alimente com regularidade e atenção, sem se envolver em outras atividades, como assistir televisão, mexer no celular ou computador, comer em pé ou andando ou dentro de carros ou transportes públicos. Deve-se realizar as refeições sempre que possível em companhia com a família ou amigos (proporciona mais prazer com a alimentação e favorece o apetite).

Não podemos nos esquecer de que toda e qualquer alimentação para o idoso deve ser adaptada a suas dificuldades de mastigação, deglutição e digestibilidade, e para isso é, muitas vezes, necessário a alteração da consistência dos alimentos.

Os cereais como arroz, batata, mandioca devem ser bem cozidos ou oferecidos em forma de purê. As frutas devem ser mais maduras, cozidas ou amassadas. As fontes de proteína (carne, frango e peixe) devem ser bem cozidas, oferecidas em pedaços pequenos, moídas ou desfiadas. A oferta de sopas e caldos também são bem vindos nessa fase.

Enfim, devemos priorizar a nutrição e alimentação saudável em todos os estágios da vida do ser humano, sempre adequando suas necessidades nutricionais, para que sempre tenhamos uma boa qualidade de vida.

Vanessa Sartori Bayod

Nutricionista – CRN/3: 47712

Graduada pela Universidade Federal de Alfenas

Especialização em Oncologia e Hematologia pelo Hospital de Clínicas da UNICAMP

Proprietária da FIT FOOD – refeições saudáveis

Nutricionista responsável pela Instituição de Longa Permanência de Idosos Nossa Senhora Aparecida.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row]

Entrar em contato
Olá! Esta precisando de ajuda?