fbpx

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Seguindo nossa programação especial do Fevereiro Roxo, o mês e de conscientização sobre a doença de Alzheimer, hoje trazemos uma matéria sobre a importância do diagnóstico precoce.

Atualmente, entendemos a Doença de Alzheimer como uma sequência de etapas que passam em seus estágios leve, moderado e avançado.

A identificação precoce permite o manejo adequado dos sintomas e cuidados da saúde, evitando muitas situações que teriam impacto na qualidade de vida.

Por isso é preciso estar alerta aos primeiros sinais, onde não apenas a memória pode ser afetada, o humor e comportamento também podem apresentar alterações. É muito comum esses sintomas serem associados com o avançar da idade, mas não se engane, nenhuma alteração é normal, nunca dispense o acompanhamento médico.

O esquecimento, é o sinal mais comum, memórias recentes sendo apagadas e lembranças do passado com riquezas de detalhes.

Nas atividades do dia-a-dia, o esquecimento da rotina diária mais simples, por exemplo, o idoso que gostava de cozinhar feijão acaba esquecendo ou errando a receita, a idosa que fazia crochê esquece os pontos. É claro, tudo deve ser ponderado e avaliado.

Essa condição evolui em etapas e, inicialmente nem sempre são tão óbvias quanto as mais tardias, de fácil reconhecimento por terceiros.

Idosos que apresentem esses sintomas devem ser avaliados clinicamente para diagnosticar o mais rápido possível. Lembre-se que a identificação precoce da doença pode ajudar a manter a qualidade de vida do idoso, e de toda a família.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Entrar em contato
Olá! Esta precisando de ajuda?